Buscar

Você conhece esses utensílios?


Uma vez por mês, postaremos itens utilizados no Bar, para criação de Caipirinhas e Drinks. São inúmeros utensílios essenciais para produção de uma boa bebida, e nós ajudaremos nossos queridos clientes e leitores, a identificar cada um deles e saber distinguir suas diferenças, caso alguns itens tenham mais de uma versão. A principal razão para tantos utensílios é e sempre será, facilitar a sua vida e deixar o seu trabalho mais elegante.

No post de hoje, falaremos do item mais importante de um bar, a Coqueteleira. Uma coqueteleira é um utensílio utilizado para misturar bebidas por meio de agitação. Quando é posto gelo dentro da coqueteleira, seu uso possibilita um resfriamento mais rápido da bebida antes que ela seja servida.

Existem 3 tipos de coqueteleira:


Coqueteleira de Boston - uma coqueteleira de duas partes composta de um fundo metálico e um copo misturador de plástico, vidro ou mesmo de metal. O recipiente misturador e o fundo são inseridos um dentro do outro para agitação ou usados separadamente para misturar ingredientes. Um separador especial pode ser necessário para este tipo de coqueteleira, caso seja usado gelo moído na preparação de um drinque. Se não houver um destes utensílios disponível, alguns bartenders produzem uma estreita abertura entre os copos após a preparação, por onde deixam escorrer o coquetel, retendo o gelo.

Coqueteleira Tradicional ( também conhecida como Cobbler, Standard ou Coqueteleira de 3 peças) - Composta por 3 peças, um copo maior para receber os ingredientes, uma tampa com filtro de coagem e uma tampa menor para fechamento do filtro (que em alguns casos também serve como mini dosador). Serve para preparar o drink ao bater sob pressão e possibilita a coagem do coquetel sem o uso do Coador. Possui um visual clássico e é a mais popular das coqueteleiras, utilizada em residências, restaurantes e hotéis, Porém é necessária mais habilidade para abrir em relação aos outros modelos.


Coqueteleira Francesa - uma coqueteleira de duas partes composta de um fundo metálico e uma tampa também metálica. Uma peneira é sempre necessária para esse tipo de utensílio, na separação dos ingredientes ao fim da preparação do drinque.

Gostou? Então fique ligado que em breve falaremos de outros utensílios para Bar de Caipirinhas ou Bar de Drinks, para você ter em casa e fazer uma graça para seus amigos e familiares.